sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Aula_10 de Outubro


Revista On-Line Os Quatro Elementos

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.
Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução. Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido). Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

O Elemento FOGO Qualidades: Quente e Seca Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões. Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

O Elemento TERRAQualidades: Fria e Seca Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões. Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.
O Elemento ARQualidades: Quente e Úmida Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões. Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

O Elemento ÁGUA Qualidades: Fria e Úmida Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.

OS ELEMENTOS NA MAGIA
O Sol, Elemento ativo - masculino, aparece nas magias desde a antiguidade, é fonte de toda energia e vida humana. Sua função é promover nossa auto- consciência, auto-expressão, através da criatividade. Símbolo da alegria, vitalidade, nobreza, beleza, sorte, iluminação,vontade, dignidade, orgulho.
A Lua, Elemento passivo - feminino, possui uma energia que atua em cada uma de suas fases de forma diferente. A Lua é quase sempre ligada a fertilidade e abundância. Regularizadora das nossas funções psíquicas, através da memória e do esquecimento. Símbolo do equilíbrio emocional.

O Mel, dá força aos assuntos ligados aos sentimentos. É o símbolo da docilidade da bondade e do amor. Se estiver inimizado com alguém, escreva o nome da pessoa em um papel, coloque num prato virgem, derrame mel sobre o papel. Acenda uma vela em cima do papel, ofereça para o anjo da guarda dela e aguarde que a reconciliação virá.
O Sal Grosso, tem a propriedade de afastar quebranto e mau olhado, utilize um punhado para banho. Sua força vem das águas do mar, por isso purifica e protege.
A Água, símbolo da renovação, recomeço e de uma nova vida. Este elemento aparece sempre nas magias por eliminar os flúidos negativos. Quando usada água benta de igreja o efeito é muito melhor, porque o padre está investido do poder divino.
As Ervas, aparecem nas magias geralmente em conjunto com a água, nos chamados banhos de cheiro e descarrego. Representam uma forma de contato do ser humano com o elemento terra. As mais comuns são: "Arruda, Guiné, Alecrim, Benjoim, Alfazema, Espada de São Jorge."
Carlos Roberto ( Amon Sol )
Quatro Elementos

Água
-Natação Terapéutica - Maria Eugênia
- Importância da água na constituição do corpo humano- Thaise

- Propriedades terapêuticas da água - Isabel

- Afogamentos e Enchentes: Água como causa de mortes- Amanda Sena
- Água Benta: simbolismo católico - Romero

- Batismo: símbolo de purificação do Cristianismo (destaca a polêmica entre o Batismo por Aspersão, comum na Igreja Católica e na Presbiteriana, e o Batismo por Imersão, feito na maioria das Igrejas Evangélicas) - Hellyda
- Água Fluidificada: simbolismo espírita - Grace
- Despoluição dos Rios - Manuela Varejão
- Salva vidas das praias - José Edson
- Religiões Afro-Brasileiras: Orixás da Água (Oxum, Iemanjá, Nanã) - Leonardo
- O Mareante (8824.0881 – Adriano Artoni)
- Esportes aquáticos (vela, remo, natação, nado sincronizado, salto ornamental) - Thaila

-Invasão do Mar (lioral pernambucano) - Sarah

-Leitura das folhas do Chá - Maria Eduarda

-Navegação Porto Suape - Monalisa

-Mangues do Recife - Laura Galindo


Terra
- Cinturão verde do Recife - Ana Claudia
- Explosão imobiliária - Renan
- Morros do Recife
- Aterros Sanitários - Andreia
- Cemitérios (Santo Amaro) - Aline
- Movimento dos Sem Teto
- Conjunto Ignes Andreazza
- Resquícios de Mata Atlântica

- Horto Florestal
-Minérios do Recife

-Movimentos de Ocupação de Terras Urbanas (Movimento dos Sem-Teto, Favelados) - Fabiano

Palafitas (Mocambos do Recife) - Diana

- Hoto de Dois Irmãos - Cintia Ramos

- Alimentos Orgânicos - Thamillys

- Pontos Verdes do Recife (Parques) - Monica



Fogo

- O Corpo de Bombeiros (cotidiano- incêndios) - Kaká
- Unidades de queimados dos Recife (HR, São Marcos)
- Hare-Krishna (religiões que utilizam o fogo) - Maria Isabel
- Uso dos Incensos - Carol Prestello
- A fábrica de fogos Pernambuco Factory
- Comércio de fogos de artifício
- Crematórios x Cultura - Talita
- O Fogo na Gastronomia - Katterine

-O Fogo que Mata

Malabarismo (sinais de trânsito/Crico) - Ladyslau


Ar
- Aeroclube (para-quedistas, pilotos) - Vanessa
- Trabalhadores da Altura
- Moradores em lugares altos
- Aeroporto - Hugo
- Controle do Espaço Aéreo (II Comar)
- Esportes que desafiam o ar (atletismo, balonismo, asa delta, rapel) - Ana Elisa

- Energia Eólica - Barbara

- Poluição Ambiental - Nivaldo

- Meteorologia (Tempo)

- Acrobacia aerea - Jessica Mota

Nenhum comentário: