segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Imprensa É Notícia_07

Crise global ameaça jornais gratuitos



Uma crise mundial está afetando a circulação dos jornais gratuitos. Na última semana, executivos de publicações de diversos países se reuniram em Madrid para discutir soluções para recuperar o crescimento do setor.

O especialista em jornais gratuitos da Universidade de Amsterdã Piett Bakker, apresentou dados que confirmam a queda de circulação dos periódicos. Segundo as estatísticas, no mês de setembro na Europa circularam 300 mil exemplares a menos do que em 2007.

Mesmo assim, Bakker disse que os lançamentos asiáticos e sul-americanos elevaram a circulação global em 2%. Hoje existem 230 jornais gratuitos em 50 países.

De acordo com o jornalista Philip Stone do site Follow the Media, a Metro International enfrenta muitas dificuldades atualmente. A empresa que é considerada a maior distribuidora de jornais gratuitos no mundo, registrou um prejuízo de 1,9 milhão no segundo trimestre de 2008 em relação ao lucro de 1 milhão no mesmo período
do ano passado.

Mesmo tendo mais de 20 milhões de leitores em 20 países, a Metro teve que fechar operações deficitárias, como a da Crácia, e vem tentando transferir publicações deficitárias na Filadélfia, Nova York e Boston.

Para tentar conter a crise, a empresa ainda concluiu a venda de 35% de sua subsudiária sueca. Além disso, vendeu 24,5% do metroXpress na Dinamarca para a JP/Politiken em troca do jornal 24 Timer.

Fonte: Redação Adnews

Nenhum comentário: