segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Aula_05 de Agosto

Apresentação do Programa da Disciplina - sala 307

EMENTA
No que constitui o trabalho de edição. Papel do editor na equipe e no veículo. Ética da edição. Etapas da produção editorial. Edição em jornalismo impresso (ênfase), rádio e TV. Política teditorial. Veículos e tipos de público a atingir. Gêneros opinativos. A primeira página. Elemenos técnicos da edição: manchete, títulos, chapéu, legenda, texto-legenda, olho, chamada. Análise de produtos editoriais. Desenvolvendo um projeto editorial.

OBJETIVOS

GERAL
Aproximar o aluno da prática editorial.

ESPECÍFICOS
Discutir políticas editoriais de diferentes veículos de comunicação;
Discutir práticas editorias no e fora do jornalismo diário;
Observar os gêneros opinativos no jornalismo;
Capacitar o aluno a desenvolver projeto editorial de pequeno porte;
Desenvolver técnicas de titulação e legendas;
Promover amadurecimento do aluno, a partir da compreensão do papel do editor.

METODOLOGIA

Aulas expositivas;
Leituras de textos teóricos e literários;
Crítica e análise editorial;
Seminários e debates;
Palestras com profissionais;
Análise de jornais e revistas;
Exercícios práticos;

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Elaboração de uma Agência de Notícias
Participação em classe, trabalhos em grupo e individuais, avaliações individuais.
Elaboração de uma Revista On Line

BIBLIOGRAFIA

>> Sobre a edição, o papel do editor, ética e política editorial:

FARIA, Maria Alice. Manchetes e títulos no jornalismo impresso brasileiro: o dito e o não-dito in: AZEREDO, José Carlos de (org). Letras & Comunicação – Uma parceria no ensino de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2001.
FELIPI, Ângela, AZAREDO, Demétrio de, PICCININ, Fabiana (org.). Edição em jornalismo: ensino, teoria e prática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
JUNIOR, Luiz Costa Pereira. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006.

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