segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Edição_Manual Digital_01

Apresentação: A Origem de Tudo

Em pleno século 21, você acreditaria que a Internet é coisa dos anos 60?

Provavelmente não.

Mas a Rede Mundial surgiu no mesmo ano em que todos estavam deslumbrados com a chegada do homem à Lua. Em 1969, a Internet foi criada quando a Arpa (Advanced Research Projects Agency – “Agência de Pesquisa e Projetos Avançados”), uma organização de defesa sediada nos Estados Unidos, estava desenvolvendo uma ferramenta a fim de pesquisar informações para o Serviço Militar (é bom lembrar que a época era de “Guerra Fria” contra a Ex-União Soviética). Assim nasceu a Arpanet, uma rede nacional de computadores que garantiria uma comunicação de emergência em caso de ataque – especialmente da União Soviética.

Assim, o banco de dados crescera rapidamente e a Agência de Comunicações e Defesa dos Estados Unidos ganhou o controle da Arpanet em 1975. Novos usuários surgiriam, eram os pesquisadores universitários que desenvolviam trabalhos nas áreas de Segurança e Defesa Nacionais. Como a Arpanet deveria ser para uso exclusivamente militar, novas redes foram surgindo: a Bitnet (Because It´s Time Network – “Porque é Tempo de Trabalhar na Rede”) e a CSNET (Computer Science Network – “Rede de Ciência da Computação”). Dessa forma, a Internet passou a ser acessível para outras comunidades acadêmicas nos Estados Unidos.

Em 1986, a National Science Foundation (“Fundação Nacional de Ciência”) contribuiu para a expansão da Rede quando desenvolveu uma teia que conectava pesquisadores de todo o país, através de centros de Informática, a NSFNET. Aos poucos, universidades investiam nessa área e em 1990, já eram mais de 80 países interligados.

Neste mesmo ano, surgiria a Internet tal qual a conhecemos hoje, via www(World Wide Web – “Rede de Abrangência Mundial”), um sistema baseado nos hipertextos e em sistemas de recursos para a Internet. Após sucessivas evoluções através de browsers como o Enquire, Samba, Mosaic e o Netscape chegamos ao Internet Explorer.

Os últimos cinco anos da década de 90 registraram um aumento significativo de usuários da Internet. Em 1996, haviam 56 milhões de usuários no mundo; hoje, são 200 milhões de usuários,e a tendência é um crescimento ainda maior. No Brasil, está previsto que, em dois anos, mais de 42 milhões de usuários entrem na Rede Mundial de Computadores e, de acordo com um estudo do Yankee Group, a segunda onda de usuários da Rede estará concentrada nas classes B e C.

A Internet chegou para ficar. Não se trata de uma moda e nem haverá qualquer retrocesso. Quem usa e-mail não vai voltar a escrever cartas e postá-las nos correios. No entanto, a Rede, enquanto mídia, ainda precisa se descobrir para poder se consolidar, apesar de ser um veículo que pode ser lido, ouvido e assistido. Ao mesmo tempo.


Fonte: FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. Editora Contexto

Nenhum comentário: