segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Edição_Manual Digital - 07

Vocabulário de informática

A
Acesso - O conjunto de formalidades necessárias para alguém ingressar na web. Pelo lado técnico, é preciso ter um modem e um programa de discagem, Pelo lado financeiro, uma conta aberta num provedor . Antes de ganhar o sinônimo atual de entrada, a palavra latina acessus significava a manifestação de uma doença, e é por isso que muita gente ainda fala de acesso de tosse.

Adress - endereço

Ajuda - Ver help.

Alt - Tecla auxiliar. Alt é a abreviação de alternat, mudar . Sozinha, ela não desempenha nenhuma função: só funciona quando apertada simultaneamente com outro tecla. Quem esta navegando por exemplo, pode usar o alt e mais das setas de direção para mudar a pagina ( alt4 para a pagina seguinte, alt alt3 para a anterior). No macintosh a tecla alt tem o nome de Option.

Altair - O primeiro microcomputador a ser vendido para o consumidor. Desenvolvido em 1975 pelo MITS ( Massachusetts Institute of Technology and systems ) , custava 395 dólares e tinha uma minúscula memória de 256 bytes. seu chip era da intel, e seu sistema operacional, no padrao basic, foi de autoria de bill Gates, entao com 18 anos de idade e já proprietário, unto com seu socio Rau Allen, de uma microempresa chamada micro-soft.

Ampulheta - Aquele objeto que aprece na tela para nos tranqüilizar quanto ao tempo de que , ao contrario do que imaginamos e tememos. sistema operação ( no MAC é um relógio ). Ampulheta vem do latim ampula, pequeno tubo ( do qual se originou também ampola de injeção). É interessante que a computação tenha escolhido a ampulheta como um símbolo, porque ela é um dos mais antigos sistemas para marca o tempo de que se tem noticias: Já conhecido ha 1700 anos.

Analogico - O que não é digital. A palavra grega analógica significa comparação ou seja, a gente vê os dois ponteiros juntos no alto do mostrador do relógio, nota que o sol esta brilhando e interpreta isso como sendo meio-dia. No relógio digital, a informação não precisa de analogia, porque é clara e precisa: 12:00 horas. ver digital.

Aplicatico - Imagine que alguém queira ter um carro, mas para isso terá que monta-lo em sua própria casa. Lá nos primórdios, a informática funcionava assim: cada programa era construído para um cliente especifico e desenvolvido por um profissional especializado em informática. Ja os aplicativos são a mesma coisa que um carro pronto: o usuário vê gosta, compra, e sai pilotando e não precisa saber como ele foram construídos. São softwares, como o word, o McWrite, o excel, o McPaint, o Explorer, o netscape.

Apple - A marca do segundo microcomputador a entrar no mercado - O primeiro foi o Altair. Mais foi a Apple que transformou o computador num eletrodoméstico. construído numa garagem pela dupla Steve Jobs e Stephen Vosniak, o primeiro micro da Apple fez sua estréia nas prateleiras em 1976. Ver Altair.

Are You sure? - Tem certeza? Essa é a mãe de todas as perguntas, a que separa os usuários em duas categorias distintas: (a) os que vem o computador como um sofisticado e impenetrável aparato tecnológico e (b) os que acha que difícil, mesmo. é ligar um liquidificador. A turma (b) sai batendo em tudo quanto é tecla ate o micro aprender quem é que manda, e a turma (a) precisa ligar para o primo , que tem um filho, o Fabinho, que entende dessas coisas. A frase favorita da turma (a) é: em informática, entender um pouquinho é muito pior do que não entender nada. Mas por algum motivo cósmico, os micros tendem a apresentar mais problemas nas mãos dos extremamente cuidadosos, a turma (a).

Arpanet - Rede da qual brotou a internet. Projetada a partir do final da década de 50, era parte de um projeto de contra-espionagem da agencia para desenvolvimento de projetos avançados (advanced Research. Project Agency, donde vem a sigla ARPA ), do Ministerio de Defesa do Estados Unidos. A idéia era conectar grandes computadores de universidades e centros de pesquisas cientifica em vários pontos do pais, algo que nem passava pela cabeça dos construtores dos primeiros computadores. A primeira conexão bem sucedida ocorreu em 1969, quando o computador da universidade da Califórnia, na costa oeste americana, recebeu do computador da universidade Stanford, na costa leste, uma mensagem com duas letras L e um O. E ai o sistema travou.

Arquivo - Ver File.

Arroba - O símbolo gráfico @. Em inglês, @ é a abreviação de at, uma preposição que indica lugar. Um endereço como jim@school que dizer que o jim pode ser encontrado na escola. Mas, como a arroba foi para na web ? Em 1972, ao estabelecer os padrões para o que viria ser o correio eletrônico, o engenheiro Ray Tomlinson procurou no teclado de sua maquina de datilografia um símbolo para separar o nome e o endereço de um usuário. E encontrou o @, Já meio em desuso , utilizado apenas pelos contabilista. O símbolo @ existe desde os tempo do império romano, quando representava a palavra latina ad, da qual derivou a inglesa at. O ad explica o formato gráfico do @ ( com alguma boa vontade, pode-se ver um a dentro de um d). No Brasil, houve também apropriação do pouco usado @ para representar uma media de peso, a arroba, que equivale a 15 quilos. A nossa palavra foi importada da Espanha, e vem de um termo
árabe para peso, ar-ruba.

ASII - Abreviação de american Standard Code for informatio Interchange ( codigo padrao americano para a representação de símbolos). Codificação que emprega palavras de 8 bits, adotada com o objetivo de facilitar a troca de dados entre sistemas de processamentos ou entre o computador e seus periféricos.

Atalho - Um ícone que pode ser colocado na inicial do micro, para facilitar o acesso a um programa ou arquivo. Assim, em vez de procura-lo em diretórios e pastas, basta clicar duas vezes em seu ícone para abri-lo. Os atalhos não precisam ter o mesmo do arquivo: pode-se dar a ele qualquer apelido e associa-lo ao arquivo em questão. Em inglês, Shortcut ( corta caminho ).

B

Backbone - Os fios e cabos que conduzem os dados dentro de um micro e para seus periféricos.

Backbone ( o osso de trás) é a espinha dorsal de um sistema.

Backup - copia de segurança. Idioma inglês esta cheio dessas palavras que são a mistura de outras duas e resultam numa terceira com um sentido totalmente diferente. Uma delas é o

backup: quando juntas, Back para trás, e up, para cima, formam uma nova palavra, que tem varias traduções: engatar a re, apoiar, recuar, ajudar e ate cantar ( backup vocals, aquele corinho de fundo). em informática, significa salvar uma copia do trabalho, coisa que quase ninguém faz, e, quando lembra de fazer, a energia sempre acaba um segundo antes...

Banco de Dados - Ver database.

Banda Larga - Serviço de acesso a web em altíssima velocidade. É mais ou menos com substituir um cano que transportar água por uma adutora: num mesmo intervalo de tempo, muito mais dados vão passar de um sistema para outro. As tevês a cabo funcionam com banda larga, a broaband, o que permite que elas transmitam a programação de vários canais ao mesmo tempo. A teve normal funciona com banda básica, a baseband, e só pode transmitir um canal por vez. O palavra larga se originou do latim larga, abundante. E o inglês band veio do francês banda, faixa, ou cinta. foram os cientista que lhe atribuíram o sentido de espaço com limites determinado. Dai veio bandeja e também a expressão caipira "sartei de banda, sô!"

bps - Bits por segundo.É a media mais usual para aferir a capacidade de um modem. Um modem 28800, por exemplo, consegue transferir 28800 bits por segundo.

Bit - a menor medida de informação em um sistema de computação. É um semiacronimo para

Binary Digit, digito binário, expresso convencionalmente como 0 ou 1 ( zero,a energia é bloqueada; 1, a energia é transferida). Quando se lê que um micro é 32-bits, isso significa que ele consegue processar 32 unidades de informação ao mesmo tempo, e , portando , é mais rápido que um 16-bits. Oito bits compõem um byte, um unidade completa de informação. Os bits são geralmente usados como uma media de velocidade na transmissão de dados ( um modem 14400 transmite 114400 bits por segundo), enquanto os bytes são normalmente associados a capacidade de armazenamento de dados ( um disco rígido com memória de 20 gigabytes) . Ver Byte.

Bookmark - Marcador de pagina. No mundo analógico, é aquela tira de cartolina que enfiamos no meio do livro para saber em que pagina paramos a leitura. No mundo virtual, é a coleção de sites preferidos pelo usuário ( também chamados de favoritos), que ele deixa marcados num canto da tela , para poder acessa-lo mais rapidamente na próxima surfada.
Boot - Iniciar. E, inglês, é bota, e o termo boot é uma espécie de brincadeira com uma expressão com uma expressão - pull up by the bootstraps - que equivale ao nosso dar uma força. Se o micro na esta conseguindo autoiniciar, ele manda uma mensagem pedindo uma forcinha. Ai, para ajuda-lo, bota nele! damos um boot.

Browser - Programa para abrir e exibir as paginas da web. Os mais populares sao o explore, da Microsoft, e o Navigator, da Netscape. A palavra vem do antido francês broster, fazer colheita. Que é exatamente o que tentamos fazer na web:encontrar os sites que julgamos mais apetitosos. Depois do browser, a web parece um teve: mudamos de tela como mudamos de canal. Antes do browser, a web era como um livro, que tínhamos que ir olhando seqüencialmente, pagina por pagina ate chegar a desejada.

Bug - Inseto ou besouro. É o apelido que se a falha do sistema, quase sempre conseqüência de um erro de programação. O apelido vem de uma simpática mariposa, que em 1945 resolveu dar suas revoadas dentro de um computador Mark II, na Universidade Harvard, e travou todo o sistema. Ao reporta o incidente, o mecânico escreveu no relatório para sua chefe, Grace Hopper: "Havia um bug no sistema".

Busca - Ver Search

Byte - Embora os termos bit ( uma unidade de informação) e byte ( um conjunto de * bits) dêem a impressão de ter nascido no mesmo dia, o bit é sete anos mais velho que o byte. Foi a IBM quem inventou o nome byte, em 1956, mais não ha registros sobre usa inspiração. Ha quem diga que bute significa binary term e ha quem diga que ele é uma brincadeira com as palavras bit ( pedacinho) e bite (morder).

C

Cache - Lugarzinho na memória em que o sistema guarda os endereços dos sites que visitamos, sem agente pedir. Não é a toa que a palavra vem do francês cacher, esconder. A coisa funcionado mais ou menos como aquela agenda na qual escrevemos os endereços dos telefones: na hora em que o browser procura algum endereço ja armazenado, o acesso ao site fica bem mais rápido. Mas, de vez em quando é bom fazer uma faxina porque a quantidade de lixo acumulada pode começar a consumir memória demais. a pronuncia é quech, igual a da palavra cash.
Caráter - Símbolo, numero ou letra especial utilizando na representação de dados.

Case Sensitive - É com letra maiúscula ou com letra minúscula ? Se um endereço for case sensitive, o sistema não entende da mesma forma quando digitamos max.g ou mAx.G. Temos que acerta na mosca. O windows não é sensitivo, portanto ele não nos cria problemas se digitamos em maiúsculo ou minúsculas.

CC - Com copia para alguém. Mais o termo original inglês, do qual o nosso foi copiado, é jurássico: CC é a abreviatura de carbon copy, uma herança dos tempos da maquina de datilografia, quando se fazia copias usando papel carbono.

CD Compact Disk - Foi a invenção que apresentou o som digital ao publico consumidor. Desenvolvido conjuntamente pela sony japonesa e pela Philips holandesa, chegou ao mercado no inicio da década de 80. com o CD é gravado digitalmente ( ou seja, sons são transformado em bits e bytes, enquanto nos disco de vinil o era registrado mecanicamente), sua duração esta sujeita a capacidade de bytes que ele pode armazena . Ao definir o tamanho do disquinho ( que podia ser qualquer um ) , os japoneses usaram com base a Nona sinfonia, para orquestra e coral, composta em 1824 por Ludwig von beethoven, e que dura exatamente 72 minutos. E isso determinou o tamanho- padrão ( 12 cm de diâmetro), numa homenagem digital ao eterno ( e analógico) Ludwig.

CD-ROM - O disquinho de mil e uma utilidades. A sigla é de Compact Disk Read Only Memory. Esse é o ROM, memória somente de leitura, significava que o micro esta capacitado apenas a reproduzir o conteúdo do CD, o que ja nao é mais verdade : os CD-Rs ( de Recordable, gravavel) e os CD_RWs ( de rewritable, Regravavel) tornaram o termo ROM uma contradição, embora o nome tenha sido mantido. Um CD-ROM tenha uma capacidade de armazenagem equivalente a 700 disquetes comuns e nele é possível gravar qualquer coisa que possa ser transformada em bytes ( ou seja literalmente qualquer coisa: sons, textos, figuras).

CGI - (Cammon gateway Interface) CGI é a abreviatura de cammon Gateway Interface, uma tecnologia utilizada para fazer a "ponte" entre o browser e as aplicações de servidor. Os programas de servidor a que damos o nome de CGIs sao utilizados para desempenhar inumeras tarefas, como por exemplo processar os dados inseridos em formulários, mostrar banner publicitários, permite o envio de noticias para amigos, etc.

Chat - Bate-papo.Numa sala virtual de chat, os usuários, em tempo real, podem botar seus assuntos em dia, sem compromisso - e na maioria dos casos anonimamente - digitando sua mensagens. A linguagem dos chats originou da abreviações para agilizar a conversa, como PQ (porque) , Vc ( você), KD ( cadê), o que torna incompreensíveis para os leigos frases com KD VC . A palavra chat é uma abreviação do inglês chatter, algo como jogar conversa fora.

Chip - Microprocessador. Ë uma pecinha plana , de pouco mais de 1 centímetro quadrado, feita de metal semicondutor de eletricidade - Normalmente o silício - sobre qual são implantadas algumas dezenas de milhões de minúsculos transistores. O tamanho do chip tem variado pouco, mais os transistores vem diminuindo com passar do tempo, e é por isso que os computadores vão se tornando cada vez mais poderosos. Os chips são depois montados numa placa maiot - chamada de circuito impresso -, que é àquele caminho-de-rato que a gente vê quando abre a CPU.Chip, em inglês, significa fatia ou pedaço, onde vem as populares batatinhas de chips.
Ciberespaço - Ver Cyberspace.

Clique - Clicar, embora não pareça existi em português: é emitir àquele som de tloc! ao estalar a língua contra o céu da boca. Mais o sentido de apertar o botão do mouse vem do inglês click, emprestado do frances clique, o barulhinho feito pelo mecanismo do relógio a medida que os ponteiro avançam (o popular tic-tac).

Compilação - Fonte para linguagem de maquina. Transformação de um programa em linguagem.
Computador - Ate 1945, computadora era qualquer maquina simples capaz de fazer as quatro operações aritméticas. Isso porque o verbo original francês - computer -significa somar. Mesmo os primeiros computadores, por assim dizer, modernos era chamados de cérebros eletrônicos, porque a palavra computação era modesta demais para exprimir as maravilhas que eles era capazes de fazer. Foi só a partir da metade do século 20 que o nome computador pegou de vez, e isso provavelmente se deve a fama mundial do Enic, considerado o primeiro computador. Para divulga-lo, a imprensa usou a palavra mais fácil para o leitor memorizar e que ocupava menos espaço, computer, deixando de lado a que talvez o definisse melhor: integrador. Já os franceses não gostaram de nenhum dos dois nome: eles chamam o computador de ordenador. Ver Eniac.

Configuração - Ajuste, quando feito pelo próprio usuário. Pode-se configurar uma tela e dar a ela mais ou menos definições; pode-se configurar um micro, para que ele possa alimenta adequadamente uma impressora; e pode-se configurar a rede de discagem, para que haja a conexão com o provedor. No caso do sistema , ele já vem pre-configurado pelo fabricante, mas muita coisa pode ser alterada ( e quase sempre, por meio da opção Ferramentas). Em latim, fingere, a raiz de configurar significa amoldar.

Conteúdo - Tudo que se pode oferecer ao usuário em termo de informação ou diversao. Ha dezenas de milhões de sites na internet. O que levaria um usuário a cessar um deles por diversas vezes? A resposta, qualquer que seja, é o conteúdo.

Control ( CTRL ) - A tecla Ctrl. Não controla nada apenas auxilia. mais ou menos com a tecla Shift (fixa), que é usada quando queremos digitar uma letra maiúscula. CAda programa define funções especifica para a tecla Ctrl ( que, num micro Apple, tem a figura de uma maçazinha ). Curiosamente, control e controle vem do latim contra, como sentido que conhecemos, o de discordância. Controlar quase sempre significa impedir alguém de fazer o que gostaria.

Cookie - Aceita um biscoitinho ? alguns sites, quando acessados, plantam na memória do micro um arquivo com terminação COOKIE. A partir dai , aquele site pode rastrear as futuras visitas do usuário, mais ou menos, o de discordância. Controlar quase sempre significa impedir alguém de fazer o que gostaria.

CPS - Caracteres por segundo.

CPU - Unidade Central de Processamento, Central Processing Unit. Aparte mais importante (e cara ) de um computador. Os primeiros computadores era maiores que um trator exatamente por causa da CPU cheia de válvulas enormes. Com a invenção dos microprocessadores, os chips, as CPUs diminuíram tanto de tamanho que acabaram ficando menores que o monitor. Uma CPU tem duas partes: a unidade de controlo 9 que decodifica as instruções e executa as tarefas) e a unidade de aritmética lógica ( que faz as contas necessárias).

Criptografia - Escrita decodificada. Um dos maiores temores do freguês do comercio eletrônico é informar o numero de seu cartão de credito, porque sabe-se lá quem pode descobri-lo e usa-lo de maneira perversa. Ai o site tranqüiliza a freguesia ao informa-la de que todos os dados confidenciais serão encrypted, isto é transcritos em linguagem que nenhum sapo de fora vai entender. Kruptos é grego e significa esconder.

Cursor - Num processador de texto, é aquela barrinha na vertical que fica piscando na tela. Ela indica onde a próxima ação ira acontecer. No caso do mouse, é um símbolo ( um mais crescidinho ou uma setinha) que fica viajando pela tela. cursor vem do latim cursus e originalmente se referia ao mensageiro que ia correndo entrar recados urgente.

Cyberspace - O território não físico por onde os dados são transportado de um sistema para outro. É um espaço virtual pelo qual circulam coisas concretas, como os e-maiil, mas que não pode ser percebidas pelo cinco sentido humanos.

D

Database - Banco de dados. É uma compilação de informações sobre algum assunto, organizada de uma maneira a que o sistema possa pinçar rapidamente uma delas. Pode ser, um catalogo telefônico ou todas a vendas que uma empresa fez no ano passado, dia a dia , cliente por cliente, produto por produto, incluindo preço, condições de pagamento e horário da entrega. E é a ai que mora o perigo: como o tamanho da memória do computador aumenta a cada dia, cresce também a tentação de criar um database monstruosa, porque ele da aquela sensação de controle absoluto sobre a situação. Diz-se que, nas corporações atual geração de dirigentes aprende a acumular dados. E delegou para a próxima geração o problema de decidir o que fazer com eles.

Delete - Apagar. A palavra deletar não existe no português, mas ha um traço dela em nosso indelével, ou impossível de remover. Tanto delete quanto indelevel vem do latim deletus, remover.

Demo - Abreviatura de demonstração. No cinema , isso chama trailer. São os melhores momentos de um software, ou de um filme, recortado e remontados, para criar no usuário e no espectador a vontade de ver mais.

Default - Quando fazemos uma instalação por Default, parece que estamos dendo omissos. Ao instalar um novo programa, o sistema abre um quadrinho em que indica um arquivo e nos pergunta se temos alguma sugestão melhor. Se nos omitimos, então a instalação é feira onde o sistema havia sugerido. A palavra default é francesa e significa falta.

Depura - Localizar e conserta erros em programas.

Desktop - Ou o nosso micro, ou tela inicial do nosso micro. Livremente traduzido, o termo inglês significa em cima da mesa. Se olhássemos a nossa mesa do alto, como se estivéssemos grudados no teto da sala, veríamos papeis e pastas arranjados em alguma ordem. A tela inicial é reprodução dessa imagem: como em nossa mesa, podemos mover as pastas de um lado para outro, empilha-las, colocar mais pastas ou simplesmente joga-las no lixo.

Dial up - O programinha que faz um micro discar um numero de telefone e conseguir a conexão com o provedor. O termo dial é uma herança dos telefones antigo: o dial era aquele disco em que as pessoas tinham que enfiar o dedo no buraco e girar no sentido horário ( no Brasil era discar). mas um dial pode ser também qualquer outra forma, desde que tenha um mostrador com graduações. Os antigos locutores de radio diziam: PRZ 560, bem no cantinho do seu dial. E o pai de todos os dials foi o relógio de sol, já 2000 anos. A palavra dial vem do nome que os gregos davam a esse relógio solar:dies,dia.

Digital - Uma tradução em dígitos do mundo analógico ( que é como os nossos sentidos percebem o mundo). Quando ouvimos musica em CD, ela nos parece analógica, porque captamos sua variações pelo nosso sentido de audição. Mais no CD não musica, apenas uma enorme quantidade de 0 e , os bits. Na verdade, nos não ouvimos um som digital. O que ouvimos é uma transformação analógica dos códigos digitais, executada por nossa mente. O exemplo inverso apareceu no filme Matrix, quando o personagem de Keanu Reeves começava a enxerga o mundo digita em sua forma digital, cheio de numerozinhos e códigos. Digital vem do grego Digitus, dedo, herança da mais primitiva das formas de contar, usando os dedos das mãos. A palavra ganhou sua conotação futurista depois que os dígitos- números e letras- foram transformados em bytes de computador.

Diretório - maneira como os arquivo de um programas são organizados. Quando a gente ve uma linha como C:arquivo de programasfotoscasamentolua-de-mel, o C: é como se fosse o quarto onde guardamos tudo o que não temos coragem de jogar fora. O arquivo de programas seria o armário onde esta nossos livros e documento, ou o diretório principal. O fotos seria a gaveta onde conservamos nossos álbuns, ou o subdiretório. O casamento seria o álbum com as fotos do evento e o lua-de-mel, as paginas especificas desse álbum, onde estão aquelas fotos de cancun. O francês directoire - que originou directory e diretório- era uma lista de endereço, e o termo veio do latim directorium, no sentido de orientação. É por isso que os espanhóis ate hoje chamam endereço de direccion.

DNS - Sigla de Domain Name Service. é o tradutor de nomes para números ma internet. Ao acessamos um site, nos digitamos o nome dele (www-qualquer-coisa.com), porque palavras são muito mais fáceis de memorizar do que números. Esse nome é DN, ou ou Domain Name, ou Nome do proprietário do site. só que as conexões via internet não são baseadas em nomes, mas em números, os IPs, internet Protocol, que funciona da mesma maneira que um imenso catalogo eletrônico: cada site tem seu próprio numero/ ai o SErviço de DN, ou DNS, transforma o endereço no numero do site. É por isso que escrevemos o www-qualquer-coisa la no alto da pagina, e no pe dela aparece a mensagem "Conectando-se ao site 20080324126".

Domínio - Também chamado de sub-dominio, é o nome dado ao computador no qual esta alojado o servido das sua paginas. Este domínio pode ser real, se o computador apenas tiver um nome, ou pode ser virtual, se o computador for conhecido por diversos nomes, e,i,o.... se nele residirem vários domínios. Em linguagem corrente, domínios é utilizado muitas vezes como o nome que identifica uma entidade ( organização, marca, produto) na internet. O domínios é composto por um nome e por um sufixo (ex. ip.pt)

Download - Baixar um arquivo ou documento de outro computador. Load em inglês é carga e down, para baixo. Portanto, descarregar. A palavra que agente nunca usa no Brasil, mas que também existe, upload, carregar. É quando fazemos o caminho inverso, ao enviamos um arquivo ou um documento para alguém descarregar do outro lado.

DVD - Sigla para digital Vídeo disc. É a utilizaçao do CD que era apenas sonoro, para a reprodução de imagens digitalizadas. em um DVD cabem 4,7 gigabytes ( quase 5 bilhões de bytes ), suficiente para reproduzir um filme de 120 minutos.

E

E-mail - Correio eletrônico, ou electronic mail. A palavra inglesa mail vem do francês malle, mala donde também veio nosso malote. O numero de mensagens enviadas por e-mail caminha para os 20 bilhões. Um usuário médio manda 3 mensagens por dia.

Eniac - computador eletrônico desenvolvido entre 1942 e 1946 na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, por encomenda do Departamento de DEfesa do governo americano. Recebeu tanta atenção por parte da imprensa - já que foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e era considerado vital para a segurança nacional - que ate hoje ;e chamado de primeiro computador. Na verdade, havia muitos outros projetos paralelos em andamento na época, e um deles era, o Z1, do alemão Konrad Zuse, que aparentemente funcionou a contento, e cinco anos antes do Eniac. O problema é que o Z1 virou picadinho quando os aliados bombardeara, Berlim. O Enic pesava mais que um navio e tinha o tamanho de um ape de classe media.

Ethernet - Rede de computadores pessoais. foi desenvolvida na Xerox, em 1976, pr bob Metcalfe e David boggs. O mais incrível é que ethernet surgiu junto com os primeiro microcomputadores - o Altair e o Apple - numa época em que ninguém imaginava que os micros pudessem vir a ter o sucesso que tiveram, e a web ainda era só uma miragem. Os antigos gregos chamavam de aither o espaço inatingível, que acima das nuvens, que é onde os cientistas da Xerox deviam esta com abençoadas cabecinhas quando delinearam a Ethernet ( que ainda existe).

Exe - Sinal de perigo. Essa é a terminação para os arquivos executáveis, aqueles que, depois que a gente aciona, parecem adquirir vida próprio e saem fazendo estripulias dentro de nosso micro. Os vírus vem todos com essa terminação, dai abrir qualquer arquivo que tenha .EXE sem estar absolutamente certo da origem é um risco danado. E certeza da origem não é só um e-mail de uma conhecida, sem nenhuma mensagem alem do anexo em .EXE, porque os espalhadores de vírus podem mandar um e-mail para qualquer um de nos, usando o nome de nosso melhor amigo, sem o coitado saber de nada.

F

FAQ - Perguntas mais Freqüentes ou Frequetly Asked Questions. Todos os programas ( e muito sites ) tem esse tipo de dispositivos para responder as duvidas dos usuários. É como um serviço de atendimento ao consumidor, com a diferença de que o sistema já sabe as perguntas que queremos fazer.

Favoritos - Ver Boolmark.

Ferramentas - pequenos programas auxiliares, como um dicionário para checar a ortografia, um classificador alfanumérico ou um dispositivo para contar quantos caracteres tem o texto. Tradução do inglês tool. a nossa palavra originou diretamentte do latim ferramentum, porque já 2000 anos o ferro era o metal mais usado na fabricação de instrumentos de trabalho.
File - Arquivo. Vem do francês filer,

Firewall - Sistema de segurança. É um programa implantado em sistemas que filtra os visitantes e barra aqueles que não preencha certos pré-requisitos ( Como conhecimento de uma senha ).
Fonte - Tipo de letra. As duas mais comuns são a Arial e a Times New Roman, mas ha milhões delas, que podem ser descarregadas gratuitamente na web.

Forum - Uma sala virtual para debates. A pessoa e da seus palpites, democraticamente. a palavra veio sem modificação do latim. O fórum romano romano era local onde os políticos se reuniam para fazer politicagem, e o nome vem de fores, porta que da para rua.A diferença entre um fórum e um newsgroup eles sa é que o fórum os assuntos vem e vão, e no newsgroup eles são permanentes.

Forward - Passa adiante. Em português sisudo, encaminhar. Forvadar não existe mais, se um dia existir, saberemos que isso veio de forthweard, dirigir para a frente.
Freeware - Qualquer software grátis. Tanto só podem ser descarregados pela Web quantos os CD-ROMs promocionais entregues junto com jornmais ou revistas.

G

GIF - Formato de arquivo para transferência de imagens. Sigla para Graphics Intercambiáveis. O GIF é muito usado na Web, porque, alem de de mostrar a imagem estática, permite também animação curta. O interchange da sigla significa que o GIF é um padrão que pode ser lido por qualquer sistema. Mas trabalha com apenas 256 cores, o formato GIF é muito usado para logotipos e ícones. Para fotos o padra preferido é o JPEG. Ver JPEG.

H
Hacker - Palavra inglesa , cujo o sentido original, ha milênio era retalhar. hoje designa um invasor de sistemas alheios. ha uma sutil diferença entre o hacker - alguém que por curiosidade, resolve fazer uma brincadeira que acaba escapando a seu controle- e o cracker - que invade sistemas com o deliberado fim de anarquizar ou causar prejuízos.

Hardware - Ver software.

Help - geralmente, ajuda mas, em alguns casos, Socorro !. Quase todos os programas disponibilizam parte do manual de instruções na própria tela. O topico ajuda geralmente traz uma lista , em ordem alfabética, para o usuário ir procurando aquela explicação que vai resolver seu problema.

Hipertexto - A linguagem da Web, que permite a movimentação de textos, sons e figuras de um micro para outro. foi desenvolvida- e doada gratuitamente a humanidade - pelo britânico Tim Bernes-lee, em 1990. Nos reconhecemos o hipertexto por duas abreviações: por HTML ( Hypertext Markup Language, usado pelos programadores para criar as paginas) e o HTTP ( Hyoertext Transfer Procol, que permite o acesso dos usuários a elas).

Hit - Ver visitante.

Host - Ver servidor.

HTTP - Protocolo de transferência de textos, ou Hypertext Transfer Protocol. Na rede é o idioma dos browsers. Por isso, a sigla HTTP aparece antes de WWW nos endereços: para o sistema ficar sabendo que língua é aquela.Ver hipertexto

I

Input - Alimentar o sistema com dados.

Interface - Uma superfície entre dois espaços. Por exemplo, a tela do micro, que é a interface entre o usuário e o sistema. Ou um ícone na tela, que é a interface entre o usuário e um programa.

Inertnauta - Pessoa que navega na internet.

Internet - Rede de computadores por meio da qual qualquer comunidade, desde de especialista em física quântica ate interessados em foto de mulher pelada, pode se comunica e trocar informações. O inter vem de interligado e o net de net-work, malha de comunicação.
Intranet - Uma rede fechada, que funciona interligando os computadores de uma mesma empresas, no mesmo prédio, ou de uma corporação, nos escritórios de diversos pais, ou de uma associaçao de pessoa unidas por algum objetivo especifico. A diferença é que a intranet não pode diferentemente da internet, ser acessa por alguém que não seja da turma. Intra é um prefixo latino que dizer dentro.

IP - Protocolo da internet, ou internet Protocol. É o código numérico para cada endereço existente na Web. Ver DNS.

IRC - (Interner Relay chat) O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço que permite conversa com outros utilizadores em tempo real, em modo texto, Ao utilizar um programa para este tipo de serviço (por exemplo o IRC ) pode escolher um de muitos servidores de conversa disponível, um "nick" (pseudônimo) que pode ser o seu nome verdadeiros ou um nome inventado, e de seguida escolher um dos muitos canais (também chamados de salas ) para convesar com os utilizadores que ai estiverem presentes, tudo aquilo que escrever numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores da sala, e tudo aquilo os outros utilizadores escreverem pode ser lido por si. É ainda possível conversa em reservado com um so utilizador.

J

Java - linguagem de programação desenvolvida pela sun Microsystems. Por sua facilidade de uso e a possibilidade de rodar, sem necessidade de mudanças, em outros sistemas operacionais, a linguagem Java tornou-se uma das preferidas pelos programadores da Web. A palavra Java é uma gíria para café., dai a canequinha que aparece no logotipo

JPEG ou JPG - Formato para compressão de arquivos de imagens coloridas. A sigla é de Joint Photographic Experts Group, o grupo da associação dos entendidos em fotografia. embora o JPEG consiga realmente reduzir o tamanho de um arquivo ate 18 vezes, uma parte da definição se perde no processo. Mesmo assim, é um dos formatos de compressão mais usados, porque, para os leigos, a diferença não é tão claramente percebida.

K

Keyboard - Teclado. mesa de trabalho, ou superfie, na qual estão instalados os principais comandos pelo quais se opera um sistema. Pode ser o teclado do computador ou de um piano.

Kilobyte - Tamanho de memória. Corresponde a 1024 bytes, ou 2 elevado a potencia 10. a palavra quilo vem do grego khilioi, mil.

L
Linguagem - Instruções dadas ao computador. Existem varias alternativas que os programadores podem escolher, e elas se dividem em duas categorias: as linguagens de alto nível e as de baixo nível. Exatamente ao contrario do que possa parecer as linguagens de baixo nível são extremamente sofisticados e dificílimas de aprender. mal comparando, elas seriam o mesmo que tentar discutir combustão de motores com o engenheiro projetista de um automóvel, enquanto as linguagens de alto nível sao o modo como conversaríamos com o mecânico sobre um ruído no painel, algo bem mais próximo do nosso linguajar normal. Ver Programa e Software.

Link - Elo, ligação, conexão. Na Web é um endereço que aparece sublinhado, ou numa cor diferente da cor do resto do texto, e que permite a conexão com um site a um simples clique do mouse. A palavra teve origem no antigo germanico lenkhake, gancho.

Linux - Linguagem de programação. considerada como uma espécie de Canadu por quem a conhece bem ,foi desenvolvido pelo filandes linux torwalds em 1991. Baseada na linguagem Unix, o Linux, funciona em qualquer sistema operacional; é gratuito. Flexível e mais um monte de coisas.

M

Megabyte - Tamanho de memória. corresponde a 1048576 bytes, ou 2 elevado a potencia 20. O termo mega teve origem no grego megas, grande.

Memória - A capacidade do computador processar e armazenar dados. Ha dois tipos de memória, a ROM e a RAM. A ROM, Read Onlu Memory, memória somente de leitura, ocupa um espaço pequeno e faz o micro funcionar ao ser ligado, ou lê dados contidos num disquete ou CD-ROM. ja a RAM, Random access memory, Memória de Acesso Randômico, é a que realmente trabalha quando um micro esta em operação. ela faz todos os calculo e executa todas as instruções. Quanto mais memória RAM um micro tiver, mais rápido ele será. Randômico - palavra que significa ao acaso - vem do francês randir, galopar sem destino. No contexto de um micro, significa que a memória RAM não é uma serie de instruções escrita e predeterminadas : o que vier ela traça/ E, assim que o micro é desligado, nada fica armazenado na memória RAM: ela é apenas uma excutadora de tarefas.

Microcomputador - Um micro processador, e é dai que se originou o nome micro.

P

Plug-in - Utilitário que aumenta a funcionalidade de um determinado programa. Para conseguir navegar em paginas Web com funcionalidades especiais é necessário instalar os "plug-in" no browser (Internet Explore ou Netscape Navigator) correspondentes a essas funcionalidades.
Periféricos - Qualquer aparelho que pode ser conectado a CPU de um micro.Monitores, impressoras, câmeras digitais.

Provedor - Intermédio entre o nosso computador e a internet. Quando acessamos a internet, estamos na verdade acessando um provedor que nos conecta com a internet.

Q

Quick Time - O Quick time é o nome de um pequeno programa (também disponível em formato pluin) que permite visualizar vídeos neste formato criado pela APPLE. Da mesma forma que para ouvir musica no formato Real Áudio é necessário instalar o Real Player, para ver vídeos no formato Quick time é necessário instalar o Quick Time "player".

R

RAM - Random Access Memory. Ver momoria.

ROM - Read Only Memory. Ver memoria.

S

Search - Busca. É o mecanismo que permite ao usuário digitar algo que esta procurando, e ai o sistema se encarregara de vasculhar toda Web para encontrar.

Sevidor - No caso da internet, o provedor é uma empresa e o servidor é o ambiente onde os sites ficam hospedados. Quem desenvolve um site pode aproveitar as facilidades oferecidas por esses servidores, que já vem previamente preparado para interagir com a linguagem da internet e com os browsers mais conhecidos.

Sistema - conjunto de elementos que se relacionam ou operam entre si. O governo é um sistema político; o corpo humano é um sistema biológico. Em computação, um sistema é qualquer combinação dos diversos tipos de hardware e software.

Sistema Operacional - O programa básico, e pré instalado, sem qual o micro não funciona. Cada ação do usuário ( clicar o mouse, digitar um letra) é recebida e interpretado pelo sistema operacional., que toma as devidas providencias para a execução. É também o sistema operacional que controla o trabalho dos periféricos ( impressoras, teclado, mouse). enfim, é o faz tudo.
Spam - correio eletrônico "lixo", As mensagens publicitárias que sao enviadas para muitos utilizadores são consideradas ao mesmo tempo e que não foram pedidas por esse utilizadores são consideradas Spam. A maioria dos fornecedores de acesso proíbe este tipo de praticas, e os utilizadores que enviarem mensagens publicitárias a muitos utilizadores que não as pediram podem ser banidos do fornecedor de acesso.

T

Telnet - Este pe um dos serviços da internet menos conhecidos e permite efetuar a ligação a um computador em modo de texto e trabalhar nesse mesmo computador como se o utilizador estivesse sentado a sua frente. ao utilizar um programa apropriado o utilizador efetua uma ligação telnet ao computador pretendido e digita comandos (normalmente unix) para trabalha no computador.

U

Unix - Sistema operacional, lançado em 1971 por Ken Thompson e Dennis Ritchei. O Unix esta para o software assim como macintohs esta para o hardware: quem tem acha o Maximo e não troca de jeito nenhum.

URL - Nome cheio de pompa para qualquer endereço na Web. é a sigla para Uniform Resource locator. Mais ou menos como chamar chefe de vossa excelência. Uma URL tem duas partes separadas por uma barras dupla. a esquerda dela esta o protocolo que deve ser usada na comunicação, e a direita, o endereço, o endereço. .http://www.homepage.com.br Ou seja: usando protocolo HTTP , e u quero acessar a web e entrar em contato com a homepage, uma empresa comercial que fica no Brasil. Ver HTTP.

W

Web - O lado gráfico da internet. a internet é a rede, enquanto a WWW, World Wid Web ( teia do tamanho da Terra), é parte visível dela, que podemos interagir. O nome world wid web, de tão sonoro e ritmado, parece obra de agencia de publicidade, mais foi sugerido por Tim Berners-lee durante um descontraído bate papo em mais de 1990, no restaurante da CERN, Organização Européia de Pesquisa Nuclear. A CERN é o berço do hipertexto, que deu a luz a Web. Ver hipertexto.

Z

ZIP - Programa para compressão de dados. Foi criado por Phil Katz e consegue espremer o tamanho de arquivos enormes, reduzindo a área necessária para arquiva-los.

Nenhum comentário: