segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Edição_Manual Digital_04

Textos Digitais, Internet, Marketing e Relações Públicas

A conexão ao mundo digital é a expressão-chave para designar o profissional do futuro. Lidar bem com as ferramentas de comunicação através da Rede, saber usá-las em benefício da empresa e de seu desenvolvimento significa estar à frente da concorrência.

Se é verdade que a velocidade chegou à palavra escrita, há que se estar preparado para os benefícios e, por que não?, para os perigos dessa velocidade. É preciso imaginar, cada dia mais, o potencial dos benefícios e, por outro lado, os perigos.Quanto aos textos impressos em papel, alguns estudiosos estão chegando à conclusão de que continuarão valendo para conteúdos mais importantes e aos quais se queira imprimir durabilidade. Os textos tipicamente digitais, por sua vez, continuariam a ter a descartabilidade que atualmente já se testemunha.

Segundo recentes notícias da mídia impressa e eletrônica, um novo estudo americano prova que, na Web, textos chamam mais a atenção. Não é à toa, portanto, a corrida por conteúdo que hoje vem caracterizando e transformando a grande rede. E a lição que fica mais uma vez é que a Web tem suas próprias regras, as quais nem sempre coincidem com as do mundo analógico.

A notícia é boa para os redatores, com a condição, é claro, de que se reciclem e se adaptem cada vez mais ao meio eletrônico. O que não dá mais é para se ficar à mercê de textos longos, truncados e mal escritos (grifo nosso). É uma ótima oportunidade para os redatores se recriarem, mostrando que estão antenados com a vida digital. Os webdesigners e webmasters, salvo os casos de honrosa coincidência, não podem e nem devem ficar sós na criação e no gerenciamento dos sites, afinal, até segundo aviso, não são necessariamente redatores.

As notícias e a própria realidade mostram que redatores (ainda por muito tempo!) continuarão com trabalho e emprego garantidos. Não serão excluídos digitais. Pelo contrário, dentro e fora da Web e do ciberespaço, há muito o que fazer pela frente.

As pressões competitivas do mercado globalizado vêm exigindo que as empresas façam uso da tecnologia digital com o intuito de aprimorar o atendimento ao consumidor. Simplesmente satisfazer a necessidade do cliente não é mais sinônimo de diferencial: será preciso surpreendê-lo. Permanecerá no páreo quem souber fazer uso da criatividade e da adequação, objetivando oferecer soluções inovadoras e funcionais de modo a surpreender, cativar e manter o cliente.

Atualmente, a tecnologia da informação subsidia a área de marketing (entre outras) com ferramentas necessárias ao desenvolvimento de estratégias mercadológicas e comerciais. Mas esse respaldo precisa ser recíproco, uma vez que o Marketing passa a ser fundamental no processo de diferenciação da empresa digital. A revolução provocada pelo desenvolvimento de novas tecnologias neste final de século atingiu em cheio as profissões. Algumas desapareceram, outras surgiram e a grande maioria sofreu algum tipo de transformação nesses tempos de tecnologia digital. A Internet é uma das principais responsáveis por esse novo quadro - é consenso que poucas profissões vão conseguir escapar ilesas ao impacto causado pela grande rede.

Quem souber tirar vantagem dos inúmeros recursos oferecidos pela Internet sairá ganhando, já que a World Wide Web encerra infinitas possibilidades no campo profissional. Ganham importância estratégica nas empresas os profissionais responsáveis pelas informações digitais. Com o crescimento das bases de dados, é essencial que as organizações possam acessar com facilidade e eficiência informações úteis, em especial as que influem diretamente na gestão e no processo de tomada de decisões.


Fontes:

Trechos da reportagem:

- As profissões e as novas tecnologias

Artigos dos Consultores:

- Paulo Gustavo
- Sílvia Uchoa
- Lília Barbosa

Todos do website http://notitia.truenet.com.br/desafio21

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