segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os 100 Erros_05

Os 100 erros mais comuns

41. "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca indica arredondamento e não pode aparecer com números exatos. Assim: Cerca de 20 pessoas o saudaram.

42. Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural. Assim: Ele foi um dos que chegaram antes. Ele era um dos que sempre vibraram com a vitória.

43. Ministro nega que "é" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez. Assim: Ministro nega que seja negligente. O jogador negou que tivesse cometido a falta. Ele talvez o convide para a festa. Embora tente negar, vai deixar a empresa.

44. Tinha "chego"atrasado. Chego não existe. Assim: Tinha chegado atrasado.

45. Tons "pastéis" predominaram. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia. Assim: Tons pastel // Blusas rosa // Gravatas cinza // Camisas creme

46. Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente não tem hífen, assim como: hora extra, ponto de vista, mala direta e pronta entrega. No entanto, o sinal aparece em: mão-de-obra, matéria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeição, meio-de-campo.

47. Queria namorar "com o" colega. O com não existe. Assim: Queria namorar o colega

48. O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo dá entrada no STF. Da mesma forma: (as formas erradas estão entre parênteses) O jogador foi contratado do Guarani. (O jogador foi contratado junto ao Guarani). Cresceu muito o prestígio entre os leitores. (Cresceu muito o prestígio junto aos leitores). Era grande sua dívida com o banco. (Era grande sua dívida junto ao banco). A reclamação foi apresentada ao Procon. (A reclamação foi apresentada junto ao Procon).

49. As pessoas "esperavam-o" Quando o verbo termina em m, ão, ou õe, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas. Assim: As pessoas esperavam-no. Dão-nos. Convidam-na. Põe-nos. Impõe-nos.

50. Vocês "fariam-lhe" um favor? Não se usa pronome átono (me, te, se, lhe, vos,vos, lhos) depois de futuro do presente, futuro do pretérito (antigo convencional) ou particípio. Assim: Vocês lhe fariam um favor? Vocês far-lhe-iam um favor? Ele se imporá pelos conhecimentos (e não "imporá-se") Os amigos nos darão um presente (e não "darão-nos") Tendo me formado (e não "formado-me")

Fonte: Manual de Redação do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: