segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os 100 Erros_01

Os 100 erros mais comuns

Veja a seguir, os erros mais comuns da Língua Portuguesa e use essa listagem para fugir desses deslizes:

1. "Mal cheiro" X "Mau humorado" Mal opõe-se a bem e mau opõe-se a bom Exemplos: Mau cheiro/ Bom cheiro Mal humorado/ Bem humorado Mau humor/ Bom humor Mal intencionado/ Bem intencionado Mau jeito/ Bom jeito Mal estar/ Bem estar

2. "Fazem" cinco anos Fazer, quando exprime tempo, é impessoal Exemplos: Faz cinco anos Fazia dois séculos Fez 15 dias

3. "Houveram" muitos acidentes Haver, no sentido de existir, também não varia. Exemplos: Houve muitos acidentes. Havia muitas pessoas. Deve haver muitos casos iguais.

4. "Existe" muitas esperanças Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Exemplos: Existem muitas esperanças Bastariam dois dias Restaram alguns objetos Sobravam idéias

5. Para "mim" fazer "Mim" não faz, porque não pode ser sujeito. Exemplos: Para eu fazer Para eu dizer Para eu trazer

6. Entre "eu" e você Depois da preposição, usamos mim ou ti. Exemplos: Entre mim e você Entre eles e ti

7. "Há" 10 anos "atrás" Há e atrás indicam o passado da frase. Exemplos: Há 10 anos Dez anos atrás

8. "Entrar Dentro" O correto é entrar em. Veja outras redundâncias: sair fora sair para fora elo de ligação monopólio exclusivo já não há mais ganhar grátis viúva do falecido

9. "Venda à prazo" Não existe crase antes de palavra masculina a não ser que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV Nos demais casos: A prazo A salvo A bordo A pé A esmo A cavalo A caráter

10. "Porque você foi?" Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado. O porque junto é usado nas respostas: Exemplos: - Explique por que (razão) você se atrasou. - Eu me atrasei porque o trânsito estava congestionado.

Fonte: Manual de Redação do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: