segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Edição_Manual Digital_02

Portais: Ferramentas da Internet


A grande maioria dos websites de Comunicação se transformou em Portais, cuja função principal é atrair o internauta para um conteúdo farto e variado. Para que um website seja considerado Portal, deve ter, comumente as seguintes sessões:

- Ferramentas de Busca - Antes de 1996, quando surgiram os primeiros sites de busca, as informações só estavam disponíveis para quem tinha o endereço exato. Depois do surgimento dessa ferramenta, os usuários começaram a “surfar” pela web e com isso, cresceu a visitação aos sites. Os mais conhecidos são o Cadê?, o Farejador iG, sem contar o website mais visitado no mundo, o Google.

- Comunidades - O conhecimento do perfil dos freqüentadores ajuda o portal a medir o valor dos negócios. É preciso conhecer a realidade sócio-econômica de quem acessa o portal.

- E-Commerce (Comércio Eletrônico) – Não são generalizados, pois atendem o perfil de suas comunidades. Assemelham-se aos shopping centers, mas enfatizam determinadas áreas, especialmente as de eletro-eletrônicos. Alguns dos exemplos mais conhecidos no Brasil: Mercado Livre e Submarino.


- E-mail Gratuito – Um dos primeiros recursos para manter a fidelidade dos usuários, tem a vantagem de ser acessível de qualquer computador, bem como de qualquer browser. Os mais famosos: Hotmail, Bol, Pop, Yahoo, Zipmail, Ig.

- Entretenimento & Esportes – São as áreas mais visitadas dos portais. Na área esportiva, se tem de tudo, do Campeonato Pernambucano às últimas notícias dos Jogos Olímpicos. Na área de diversões, são guias para TV por Assinatura, cinemas e teatros, as “fofocas”, os jogos on line, as páginas de celebridades.

- Noticiários - Passaram a figurar nos portais em 1998, como simples botões para links diretos para veículos de Comunicação ou por Editorias de conteúdo próprio. As divisões podem variar, mas geralmente incluem Economia & Negócios, Mundo, Artes & Diversões, Esportes, Ciência & Tecnologia, Brasil, Política, Teenager e Infantil.

- Bate-Papo – O protocolo Internet Relay Chat (o famoso IRC) é um recurso que existe desde a década de 1980 e permite que os internautas conversem em tempo real, de várias localidades diferentes. Para agrupar os internautas, diferentes salas de assuntos variados foram criadas, como Namoro, Sexo, Cidades, Amizade, etc. A possibilidade de agrupar pessoas geograficamente distantes faz do chat um dos “puxadores” de audiência dos portais. Uma versão mais recente de chat, o Messenger, reúne usuários em comunidades e avisa qual integrante está on line. O mais conhecido deles é o MSN Messenger, uma febre entre jovens do mundo inteiro.

- Discos Virtuais – São sites que disponibilizam gratuitamente um espaço em seus servidores para que o usuário armazene quaisquer tipos de arquivos. O usuário pode acessar via web, de qualquer computador.

- Home Pages Pessoais – Surgiram em 1999, para que os usuários exibissem fotos, hospedassem trabalhos escolares ou colocar o próprio currículo na web. Sites como o GeoCities, o HpG e o VilaBol oferecem espaços para que o usuário hospede sua URL. Alguns oferecem um diferencial a mais: ensinam a criar a versão HTML da página, com fotos ilustrativas e um passo-a-passo intuitivo.

- Páginas Amarelas – Semelhantes às listas telefônicas, são guias de endereços comerciais, que também contêm mapas de ruas, telefones úteis e guias de serviços, como emissão de documentos. Podem ser próprios dos sites ou links para as páginas geradoras desse tipo de conteúdo.

- Mapas – Do Atlas ao trânsito do Recife, tudo está na rede. Estradas, tráfego aéreo, todos os tipos de mapas. A sofisticação do serviço permite ao usuário escolher o melhor caminho para se deslocar de casa até o trabalho.

- Previsão do Tempo – Antes restrito às principais cidades do País e do Mundo, hoje, em segundos, informam de cidades de todo o Planeta. Inclusive com a probabilidade de mudanças climáticas repentinas. O Climatempo e o The Weather Channel são exemplos de sites de previsão do tempo.

- Mercado Financeiro – Dólar, ouro, bolsas de valores, tudo isso disponível on line para o usuário, com acompanhamento dos pregões internacionais, com direito a noticiários, bastidores, especulações e tudo que for relativo ao assunto.

- Canais – Separam por assunto de interesse o conteúdo do portal.

- Mapa do Site – É um guia sobre o conteúdo do site, normalmente disposto em ordem alfabética e grifado por links. São áreas usadas por usuários freqüentes, habituados a localizar uma página pelo nome e que não gostam de perder tempo olhando as chamadas da página inicial antes de ir ao site de sua preferência.

- Personalização – A tendência da Internet neste começo de século. Hoje a Internet não é simplesmente um espaço para despertar curiosidade. Já se trocam todos os tipos de informações através da Rede Mundial. Ao garantir liberdade e flexibilidade ao usuário, o portal recebe em troca o perfil do visitante, aumentando consideravelmente as chances de conquistar sua fidelidade.


Fonte: FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. Editora Contexto

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