quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual1_11

Edição: Uma questão pessoal

Editar um texto, independente de ser audiovisual, on line ou impresso, é uma questão de caráter porque mostra muito do editor. Pensamentos, cultura, nível de informação, tudo é determinante nas edições. Além de coordenar coberturas e fechar edições, o editor também precisa lidar com os setores comercial, administrativo e de Marketing.
Para ser um editor, é preciso, acima de tudo, saber hierarquizar as informações. E em cada tipo de veículo, existem formas distintas para isso:

- No veículo impresso, o editor:• Define um espaço (matéria de página inteira, meia página ou nota)
• Determina a localização (alto de página, rodapé, etc.)
• Considera se rende imagem (charge, foto, infográfico, etc.)
• Privilegia os textos prontos a tempo do deadline

- Nos veículos audiovisuais, o editor:
• Delimita o tempo da matéria
• Ordena as notícias de acordo com critérios próprios
• Escolher entrevistados e momentos mais propícios, considerando a ambientação

- Nos veículos on line, o editor:• Segmenta as notas
• Determinar a localização (alto de página, rodapé, etc.)
• Considerar se rende imagem (charge, foto, infográfico, etc.)
• Privilegiar os textos prontos a tempo do deadline

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