quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual2_06

Projeto Editorial

Lutar contra o tempo e contra as limitações de espaço condicionam parte substancial do planejamento de uma notícia. Apesar desses reveses, o veículo busca uma identidade, uma leitura própria do mundo e da vida que nos cerca, o que define os laços com o leitor. Alguns fatores são levados em consideração:

- Sumário do Produto = Formato, periodicidade, cobertura geográfica, distribuição ou circulação, etc.);

- Importância Estratégica = Pesquisas de mercado sobre índice de leitura/audiência;

- Público = Perfil (faixa etária, poder aquisitivo, gênero e grau de instrução) e instrumentos de medida (pesquisas com amostras por filtro de interesses)

- Armas contra a concorrência = Pontos Fortes e Pontos Fracos

- Orçamento = Mensal e Anual.

Em cada etapa de planejamento, o editor exerce o controle de qualidade, analisando a sua abordagem da realidade.

Nenhum comentário: