quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual2_07

Crisis: Um caso de definição de projeto



O jornalista Eduardo Galeano

No livro Guia para a Edição Jornalística, é citado o caso da revista Crisis, que circulou no Uruguai, na década de 70, durante o Regime Militar que assolava aquele país. O jornalista e escritor Eduardo Galeano (autor do livro As Veias Abertas da América Latina) descrevia a revista dessa forma:

- A cultura não terminava, para nós, na produção e consumo de livros, quadros, sinfonias, filmes e obras de teatro. Nem começava ali. Entendíamos por cultura a criação de qualquer encontro entre os homens e eram cultura, para nós, todos os símbolos da identidade e da memória coletivas (...) Por isso, Crisis publicava entre poemas, contos e desenhos, relatórios e reportagens sobre o ensino mentiroso da História nas escolas ou sobre os truques das grandes multinacionais que vendem automóveis e também ideologia. Por isso, a revista denunciava um sistema de valores (...) e o jogo sinistro da competição e do consumo que induz os homens a usarem-se entre si e a esmagarem-se uns aos outros.

Alguns exemplos dessa busca pela linguagem do povo estavam nos cantos indígenas, nas cartas de presos políticos, nos grafites dos muros, nas mensagens vindas dos internos em manicômios e até mesmo nos diálogos das crianças. Com essa personalidade, um veículo tem um jeito próprio de abordar as questões em que se detém, uma escolha de temas e enfim, a definição da forma que será vista pelo público leitor.

Nenhum comentário: