quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual1_14

O peso da empresa

A contestação à figura do gatekeeper enfatizou, já na década de 1950, a importância da estrutura burocrática das organizações empresariais e as crenças disseminadas pela comunidade profissional como fatores predominantes sobre o trabalho jornalístico e nem tanto o julgamento pessoal.

Em 1955, o sociólogo Warren Breed estabeleceu uma nova concepção sobre o Jornalismo: A Teoria Organizacional, segundo a qual as notícias são resultado de processos de interação ocorridos dentro da organização empresarial. De acordo com a Teoria Organizacional, o jornalista se antecipa às correções e broncas entregando um trabalho que não desagrade a seus superiores. Assim se consolida o controle editorial, ainda que de forma sutil e sem que o empregado/jornalista perceba.

Seis fatores estimulam o conformismo à Política Editorial vigente:

1. O temor da autoridade e das punições;
2. Os sentimentos de obrigação e estima com seus chefes;
3. As aspirações de mobilidade;
4. A ausência de grupo de lealdade em conflito;
5. O prazer da atividade;
6. As notícias como valor máximo (o jornalista é estimulado em investir sua energia em obter mais notícias e não em contestar a política da empresa).

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