segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Edição_Manual1_04

Elementos de uma boa edição

Título

Esta é a parte mais importante do texto. O título qualifica o texto e atrairá ou não a leitura. Claro, tem que fazer sentido com o tema central, mas deve chamar atenção e ter força de impacto. O título bom e adequado será sempre com poucas palavras.

Subtítulo
Complementa o título, podendo estar acima deste (o subtítulo “chapéu”) ou abaixo dele (subtítulo “sutiã”).

Abertura
Antes da matéria propriamente dita, é um recurso para conquistar o leitor para um texto longo. Não confundir com "Olho", que vamos explicar mais adiante. O jornalista-repórter está sempre fazendo as perguntas "o que", "onde", "quando", "como" e "porque". Esse é um indicativo de como fazer a abertura em função do tema central do texto. É a chamada "lead". É o gancho da matéria. Você apresenta diretamente os elementos que atraem a leitura.

Olho
Não se emprega ponto final e nem quebra de palavra. Resume de forma atraente e criativa o conteúdo do texto, sem repetir a idéia do título, mas completando seu sentido.

Intertítulo
É um título curto utilizado para dividir em blocos o texto de uma matéria, de modo a facilitar a leitura e a organização das informações. Deve ser curto e preciso, no máximo duas palavras. Cuidado para não repetir informações de título, olho ou legenda.

Legenda
É utilizada para explicar uma foto, ilustração ou gráfico. Muitas publicações não utilizam legendas para fotos, o que pode ser um erro, pois não facilita o entendimento do leitor.

Nenhum comentário: