segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Edição_Manual1_07

A Importância do Título

O título funciona como vitrine da notícia, chamando o leitor para o texto, ou afastando-o para longe, como uma vitrine que atrai(ou repele) um cliente para dentro de uma loja. Títulos errados, muito longos, podem levar o leitor a se desinteressar pelo texto.

Uma das técnicas que se usa para despertar o interesse do leitor é evitar que o título se esvazie em si mesmo, dispensando o prosseguimento da leitura. O título é a peça fundamental que deve resumir a idéia básica do texto devendo para isso atrair e persuadir o leitor para que compre a idéia de ler a mensagem.

Na verdade, titular é uma verdadeira arte, acrescentando que nem todo redator saiba titular, embora consigam redigir matérias excelentes. Por isto muitos jornais costumam ter profissionais especializados nesse tipo de trabalho: os tituladores...As características exigidas do título são: palavras curtas, usuais, colocadas em estilo correto. O título deve ser claro e corresponder exatamente ao conteúdo do texto que ele resume e interpreta, ou seja, precisa atrair o leitor e conquistá-lo”.

Qualquer observador pode julgar um jornal por seus títulos. Eles dão tom da publicação – séria, escandalosa, equilibrada, além de informar sobre a qualidade de seus redatores e sua capacidade criadora. Ao escrever poucas palavras o profissional já mostra quanto é capaz e evidencia o grau de experiência na profissão. Um mau título altera e pode até mesmo destruir a qualidade de uma boa matéria.

Outra técnica importante é dar ação e atualidade ao título colocando o verbo no presente sempre que possível. Títulos sem verbo, são mais apropriados para o box de apoio ou de serviço, ou para matérias igualmente frias, editoriais, artigos assinados, crônicas etc. Nunca na notícia. É igualmente importante que o corpo da matéria repita a idéia contida no título para que não se crie uma desvinculação entre título e texto.

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