A Leitura do Olhar
A composição visual de uma página acabou inserindo certas “verdades absolutas”, com uma propriedade consistente:
- Simplicidade = Eliminar o supérfluo. Quanto mais itens, maior o esforço visual. Quanto mais focos de atenção, mais difícil a captação de conteúdo. Quanto menos variedade de tipos, melhor identificação tem o veículo.
- Unidade = Cada elemento é subordinado ao Motivo Principal.
- Harmonia = Trata-se da unidade sem violação, com correspondência de partes e proporção.
- Proporção = A forma se torna mais interessante se o comprimento for a metade da largura. Se o espaço for dividido por três, um é dominante e os outros se relacionam entre si.
- Equilíbrio = Ordena e une harmonicamente as unidades da composição, podendo lançar mão de dois métodos: Balança Ordinária e Balança Romana
- Tipologia = Letras serifadas (como se fossem “pezinhos” em letras tipo a Times New Roman) para textos corridos e letras sem serifa (tipo Arial) para os títulos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário