quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual2_09

A Leitura do Olhar

A composição visual de uma página acabou inserindo certas “verdades absolutas”, com uma propriedade consistente:

- Simplicidade = Eliminar o supérfluo. Quanto mais itens, maior o esforço visual. Quanto mais focos de atenção, mais difícil a captação de conteúdo. Quanto menos variedade de tipos, melhor identificação tem o veículo.

- Unidade = Cada elemento é subordinado ao Motivo Principal.

- Harmonia = Trata-se da unidade sem violação, com correspondência de partes e proporção.

- Proporção = A forma se torna mais interessante se o comprimento for a metade da largura. Se o espaço for dividido por três, um é dominante e os outros se relacionam entre si.

- Equilíbrio = Ordena e une harmonicamente as unidades da composição, podendo lançar mão de dois métodos: Balança Ordinária e Balança Romana

- Tipologia = Letras serifadas (como se fossem “pezinhos” em letras tipo a Times New Roman) para textos corridos e letras sem serifa (tipo Arial) para os títulos.

Nenhum comentário: