segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Edição_Manual1_01

O que é Edição?

“O editor é como um artesão que deve ‘limpar’ o texto jornalístico, eliminando o que for desnecessário ao entendimento, e ‘dar brilho’, redigindo um bom texto, nítido, coerente e interessante”.
- Maria Elisa Porchat –

A jornalista e autora do livro Manual de Jornalismo da Rádio Jovem Pan definiu bem o que é editar. Trata-se de uma montagem de trechos selecionados, a fim de construir um texto pronto para ser publicado e lido por pessoas de todas as idades, todas as diferenças sociais, econômicas, regionais, não importa.

A clareza e a concisão de um texto, se dependem do repórter, dependem mais ainda do editor. Pois é dele a palavra final do que deve ou não ser apresentado. Não apenas no texto, mas também em outros recursos, como o olho, o título, os subtítulos, etc. Abaixo, vamos ver os termos mais utilizados em se tratando de edição:

Edição = Seleção das informações que serão publicadas e principalmente sua apresentação (intertítulos, notas, ilustrações).

Editor =Aquele cuja função é publicar textos, que prepara, de acordo com as normas editoriais, um texto ou uma seleção de textos para figurar numa publicação.

O termo deriva do latim editor, editóris, “o que gera, produz, o que causa; autor, fundador; o que dá jogos, espetáculos”. Até a invenção da tipografia, no século XVII, homens cultos eram os encarregados de preparar textos, revisá-los e apurá-los para depois colocar em circulação.

Nenhum comentário: