segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Edição_Manual1_10

Couraça de Caráter

Luiz Costa Pereira Junior, em seu livro Guia para a Edição Jornalística resume bem o aspecto humano da Edição Jornalística: “Ser editor é um teste de caráter”. E não se trata de sensacionalismo, pois tratar do fechamento de um jornal é lidar com prestação de serviços, informações que podem levantar ou mesmo destruir vidas.

Além disso, o editor também é um administrador, pois precisa conviver, se reunir e tomar decisões junto a administradores, profissionais de Marketing, os departamentos Comercial e Industrial e o dono do veículo. É nesse “jogo de cintura” onde o editor trabalha e desenvolve toda a linha de decisões a serem tomadas.

Editar significa valorizar a informação, dar peso à notícia e hierarquizar as pautas:

- No Jornalismo Impresso, a pauta rende matéria de primeira página ou notinha de rodapé? Cabe fotos ou infografias? Onde colocar as matérias?

- Nos meios audiovisuais, a pauta pode render quanto tempo? Vai ter entrevistados?

- Na internet, o assunto rende espaço na homepage? Ou será preciso acrescentar mais alguns links?

Em outras palavras, editar é escolher. A notícia resulta de triagens e exclusões em todas as fases da produção jornalística. E tudo ao sabor dos fatos e da importância que eles possam ter ao longo da jornada.

Não podemos esquecer que para manipular informações, não é preciso mentir. Basta saber construir um jogo de palavras de acordo com interesses políticos, econômicos ou morais. Aí entra o lado humano do editor, em especial, o seu caráter.

Nenhum comentário: