quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual1_21

Cuidados a serem tomados

O desafio de uma entrevista é preservar a comunicação. Ninguém tem a obrigação de ser um comunicador nato. Cabe ao jornalista adequar dificuldades de fala, excesso de gesticulações, eventuais gagueiras, pois ruídos de comunicação são normais em uma entrevista. Após a matéria, alguns cuidados devem ser tomados:


• Contextualizar declarações. Porque ironia falada pode parecer grosseria escrita; contundência nem sempre é ofensa e afirmação literal pode ofuscar a intenção original.

• Distinguir o que é dito em resposta a perguntas e o que é dito espontaneamente. Porque a fonte pode responder a provocações após se negar a falar, mas ter frases usadas como declaração autorizada.

• A pedido da fonte, mudar as declarações antes da veiculação. Afinal, ela pode mudar de idéia.

Uma reivindicação antiga das fontes é ler as matérias antes que sejam publicadas. A leitura prévia previne escorregões de transcrição, imprecisões e erros de percepção. Demanda tempo, que nem sempre é disponível. A negociação pode garantir a exatidão das informações e se usada com ética, é o caminho para a relação equilibrada entre o repórter e a fonte.

Nenhum comentário: