quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual2_10

Mapa da Zona Ótica

Alguns mitos jornalísticos foram derrubados por uma pesquisa feita pelo Instituto Poynter, nos Estados Unidos. Trata-se do Estudo Eyetrack em que voluntários colocaram um equipamento especial capaz de detectar o movimento dos olhos à medida em que realizam leituras. A primeira pesquisa, em 1999, foi para os jornais e a segunda pesquisa, em 2000, analisou o comportamento em relação à Internet




















O











Eyetrack Reserach parte de uma pesquisa mais ampla da Universidade de Stanford e desmistificou certezas do design das páginas:
• Que a página ímpar é mais lida do que a par;
• Que o título e a foto maior devem vir no alto da página;
• Que a direção do olhar na página é espiral, de cima para baixo

A pesquisa dinamitou o “mapa da zona ótica”, expediente usual de orientação em projetos gráficos, um roteiro por onde os olhos do leitor tendem a passar de forma espontânea. O estudo, no entanto, mostrou que o olho do leitor vai para onde o diagramador determinar. Ainda que uma matéria menos relevante (e com letras menores) esteja no alto da página e a matéria mais relevante (com letras “garrafais”) esteja na parte de baixo da página, o olho vai de imediato onde a letra estiver mais chamativa.
Ainda de acordo com o estudo, se as páginas pares estiverem mais chamativas do que as ímpares, o olho vai direto para elas e elementos de imagem chamam a atenção, não importa em que página estejam. Traduzindo: a percepção é dirigida pelo emissor da mensagem.

Nenhum comentário: