quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Edição_Manual2_08

Informação a Olho nu

Quem trabalha com Design Gráfico sabe que o fechamento de uma página e o planejamento visual emite informações sobre o material e a identidade de quem distribuiu os espaços de tal maneira. Nada é por acaso. Títulos, fotos, matérias, tudo tem sua autonomia e o conjunto também emite uma mensagem. Vejamos a primeira página da Folha de São Paulo de 04 de dezembro de 2003:

• Número 1) Foto do Confronto entre PMs e Ruralistas no Rio Grande do Sul. Os ruralistas tentavam impedir uma marcha do Movimento dos Sem-Terra

• Número 3) Foto de uma vidraça com um buraco de bala; trata-se de um posto da PM Paulista, que fora invadido pelo PCC

• Número 4) Foto de um confronto no futebol. O São Paulo e o River Plate entram em confronto durante partida na Copa Sul-Americana

• Número 2) Manchete Governo cede e já negocia prorrogar a guerra fiscal

• Número 5) Chamada Lula pede a árabes que invistam no Brasil

• Número 6) Chamada Ex-Chefes do BC são acusados de improbidade

• Número 7) Chamada Juiz afastado é réu em novo processo por corrupção

• Número 8) Chamada Inflação em 12 meses cai para 10%

Quem lê profundamente a primeira página, acaba concordando com o direcionamento editorial do Jornal, que mantém vigilância sobre o Governo Federal: um governo “fraco” (número 2), que depende da ajuda do estrangeiro (número 5) enquanto o País vive um caos (número1, 3 e 4) e seus funcionários são acusados de irregularidades (número 6 e 7). E que a inflação cai apenas em locais onde a oposição governa (número 8). Essa análise foi do livro Guia para a Edição Jornalística.

Agora você observe a ilustração abaixo e tire suas conclusões:

Nenhum comentário: